Páginas

15 de nov de 2010

FBML - O HTML do Facebook


Olá pessoal! Nesse post irei falar um pouco sobre o FBML. O FBML (Facebook Markup Language - Linguagem de Marcação do Facebook) é a linguagem utilizada em um dos aplicativos do Facebook. Para quem não sabe o Facebook é hoje a maior rede social do mundo com cerca de 1,2 bilhões de views por mês. O FBML possibilita que se crie uma aba da sua Fan Page mais personalizada. Isso facilitou bastante às empresas na customização de suas Fan Pages, pois assim, elas não precisariam usar apenas os aplicativos disponíveis no Facebook.
Trabalhar com FBML não é difícil. A linguagem dele é praticamente igual a do HTML, apenas alguns códigos mudam. Ou seja, o mínimo que você precisa saber para usar o FBML é saber o HTML.

Como adicionar o FBML na minha Fan Page?

Para adicionar uma aba de FBML à sua Fan Page é muito simples. Entre na sua Fan Page e vá na opção "Editar Página" logo abaixo da foto da Fan Page.


Depois, vá em Aplicativos, desça a tela, quando aparecer "FBML estático", clique no botão "Adicionar aplicativo" logo ao lado. Caso não apareça, vá em "Procurar mais aplicativos »" e procure pelo FBML.


Depois de adicionado, entre nele e edite da maneira que quiser. Os códigos são basicamente os mesmos do HTML.
Alguns códigos foram mudados pelo Facebook. Um exemplo é o código para adicionar um documento no formato swf (Shockwave Flash). A tag usada no HTML é object, já no FBML o código é o seguinte:

<fb:swf swfbgcolor="#ffffff" swfsrc="" imgsrc="" imgstyle="border:none;" width="130" height="50">

swfbgcolor: cor do fundo da animação;
swfsrc: link do arquivo swf;
imgsrc: link da imagem;
imgstyle: os atributos da imagem;
width: largura do swf;
height: altura do swf;

Existem vários outros códigos que foram modificados, só que são tantos que não caberiam aqui. Se quiser saber mais códigos que foram modificados visite a página do Facebook Markup Language (FBML). Lá você irá encontrar todos os códigos modificados e muito mais sobre o FBML.
Bem, espero que tenha ajudado vocês! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...