Páginas

27 de fev. de 2014

Um império chamado Facebook


Olá pessoas! O WhatsApp foi, sem dúvidas, o assunto mais falado da última semana depois do anúncio da compra do aplicativo por parte do Facebook. Dias depois, o aplicativo ficou fora do ar devido a uma falha em um roteador de rede da empresa (G1). A última grande notícia a respeito do aplicativo foi o anúncio de que, no segundo trimestre de 2014, será possível realizar chamadas de voz através dele. Essa sequência de notícias me fizeram pensar em algumas coisas interessantes sobre o WhatsApp e sobre o Facebook que gostaria de compartilhar com vocês. Prontos para uma pequena discussão?

Facebook compra WhatsApp por US$ 16 milhões de dólares

WhatsApp X Empresas de Telefonia

Em primeiro lugar, a ideia do WhatsApp de possibilitar chamadas de voz faz com que as empresas de telefonia tenham que repensar seus planos de ligação para celulares. Apesar de não sabermos ainda o valor dessas ligações através do aplicativo, é bem provável que seja um valor bem abaixo do que cobram as operadoras ou, até mesmo, um serviço gratuito. Dependendo de como for disponibilizado o serviço, a tendência é que o WhatsApp torne-se a primeira opção ao executar uma ligação, e as demais empresas terão de tratar a comunicação de forma diferente, visando primeiramente o bem-estar do usuário. Isso não quer dizer que o lucro será deixado de lado, seria uma medida impensada e que levaria qualquer empresa à falência, porém, impondo uma taxa de valor simbólico (que é o que o WhatsApp faz hoje cobrando apenas US$ 0,99 por ano) você facilita a vida dos usuários, fazendo com que eles vejam a empresa de maneira diferente, como se prestassem um serviço gratuito. Para as empresas de telefonia, é lógico que é inviável cobrar este valor pelo envio de mensagens e ligações, mas talvez seja possível repensar no valor cobrado atualmente para que elas simplesmente não quebrem devido aos apps de mensagens instantâneas.

Facebook próximo de se tornar um monopólio?

Com a aquisição do WhatsApp, o Facebook agora comanda quatro dos aplicativos mobile mais utilizados: Facebook Móvel, Facebook Messenger, Instagram, e agora o WhatsApp. Uma imagem que rodou a rede social de Mark Zuckerberg satiriza a aquisição.

Tirinha Facebook WhatsApp Instagram

A imagem é um pouco exagerada, mas o modo de pensar dela é bem próximo da realidade. Hoje, o Facebook sabe praticamente tudo que você está fazendo, mesmo que indiretamente, eles sabem quais os interesses de seus usuários e, a partir disso, criam estratégias para expandir seus serviços. Essas expansões tornam a empresa cada vez mais forte e, como ela comanda atualmente quatro grandes aplicativos, é possível dizer que o Facebook poderia estar se tornando uma espécie de monopólio da comunicação. É óbvio que existem outras redes na web que são de grande importância, porém, as grandes aquisições feitas pela empresa de Mark Zuckerberg abrem espaço para que ela obtenha um alto controle do que se passa na internet sem correr muitos riscos.

Concordam? Não concordam? Meio termo? Fiquem a vontade para expressar suas opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...